18 outubro 2007

Estamos quedando fatal

Sabemos todos: o público tem menos de trinta e mais de cinquenta. É a história da vida de todos nós. Entre os trinta e os cinquenta há filhos pequenos e mais trabalhos no trabalho. Faz-se pause na vida de público. Para depois retomar.
Mas, e se até aos trinta nunca se foi público?
Há cada vez mais estudantes universitários, e ainda bem. Mas os estudantes universitários são cada vez menos público. Como se a vida universitária se dividisse entre o coma da queima e a especialização do grau.
Os perigos são muitos: falta de mundividência, competências especializadas em pessoas sem formação, infelicidade, estupidez... E salas de espectáculo vazias.

Estamos quedando fatal é o título original de Mal Vistos, a peça de Gemma Rodriguez que o Visões Úteis apresenta a partir de hoje, e até dia 28 de Outubro, no Teatro Helena Sá e Costa. Numa temporada pensada especialmente para estudantes universitários, mas não só.

10 outubro 2007

direito à opinião e à crítica

Numa cidade dominada por um grande líder há direito à opinião e à crítica. Assim o entende o tribunal. Será que podemos agora deitar abaixo os placards electrónicos que bombardeiam com propaganda os pobres condutores prisioneiros do trânsito e o site que lança armadilhas "reeducativas" a todos os cibernautas incautos que procuram informação sobre a cidade? Como primeira medida de higiene democrática...

04 outubro 2007

No Natal já vai ser tudo diferente


Cresci aqui e gostei muito de cá viver. É cá que vive a minha família toda. Os meus pais, os meus irmãos, as minhas irmãs, os meus cunhados, as minhas cunhadas, os meus sobrinhos, as minhas sobrinhas. Aqui, neste parque de contentores e chapa metálica.

Depois casei e fui para João de Deus, porque o meu marido morava lá. Agora gosto de lá estar. Com o meu marido, os meus filhos, a minha filha. E estou perto da minha sogra, dos meus cunhados, das minhas cunhadas, dos meus sobrinhos, das minhas sobrinhas.

A Câmara de Matosinhos já disse à minha família que vão sair daqui. A Câmara do Porto também já nos disse que vamos sair de João de Deus. Vai ser tudo este mês ou para o próximo. Temos de arrumar tudo. Ainda não sabemos bem é para onde vamos ou exactamente quando. Acho que temos um dia para mudar.

A imagem é do Paulo Pimenta, claro!
Há mais deste "Vou ao Porto" aqui.

03 outubro 2007

Pois é. Não pode ser, Sr. Rui Rio

O teatro municipal não é seu. Já lhe tínhamos dito. Será que agora já acredita?

Jargão europeu

Dizem que as pessoas não percebem como a vida delas é decidida porque está tudo escrito em "jargão europeu". E logo uma voz propõe que se financie a tradução do jargão europeu. Saberemos assim um dia que o nosso dinheiro é gasto a traduzir essa incrível e absurda decisão tomada em jargão. Diria o Gregory Motton: o mais difícil de tudo é ser normal.

Para que se saiba, porque o jargão é complicado e a imprensa dorme, a comunicação para a cultura da Comissão Europeia - que de tão vaga só poderia ser consensual (digo eu, que sou tonta) - não deve ser aprovada pelos estados membros e pelo parlamento europeu (aqueles que confundem cultura com cartão jovem). O eurodeputado que fará a recomendação é português: Vasco Graça Moura. E nem isso acorda a imprensa nacional. Resta a obscena.