23 julho 2008

Cansaço...

Acabo de escrever o relatório semestral do Visões Úteis, sem perceber ainda como não explodimos todos - quanta mais pressão, por fazer muito mais do que os meios parecem permitir, aguentamos? - e vou ler as últimas do Público: as declarações do Ministro da Cultura e os números do São Carlos.
Que descubro?
Que há um Teatro Nacional que tem apoio mecenático de um banco e que tem um apoio do Ministério da Cultura equivalente a 278 euros por espectador. O que me parece bem.
Que o Sr. Ministro acha que os agentes culturais devem saber explicar às empresas privadas que são importantes. O que percebo.
O que não percebo é porque é que o Estado não explica isso mesmo aos privados e altera a lei de mecenato para que as instituições e eventos do Estado não sejam os únicos em que o apoio mecenático funciona.
E assusta-me pensar que este Ministro do "com menos se faz mais" ache que criadores com um apoio do Minstério da Cultura de menos de 10 euros por espectador vão ter de arranjar equipas para conversar com os senhores das empresas.
E assim lá vamos todos, perdendo tempo e dinheiro de intermediário em intermediário, de hora de secretaria em hora de secretaria, até não ser de todo possível fazer o que quer que seja de criativo. E sem nunca deixar de elogiar a criatividade.

Sem comentários: