28 janeiro 2008

a geração que sonha com o 1%

"Eu que sou a geração que sempre sonhou com o 1%", disse o Primeiro-Ministro, hoje, na inauguração do Instituto de Inovação e Investigação, ao anunciar que este ano o governo vai investir 1% do orçamento em ciência.
O programa eleitoral do PS falava também na meta do 1% para a Cultura. Mas isso parece que já foi esquecido há muito. Eu também sou da geração que sonha com o 1%. A tragédia é que os meus pais também.
Não faço ideia da percentagem de ficção/manipulação da promessa de hoje. Mas, há falta de melhor, entristece-me que a Cultura não mereça sequer uma demagógica atenção do nosso primeiro.
Os ministros fazem umas coisas aqui e ali, mas quem trata de tudo é o nosso primeiro. É isto que nos ensinam. Não importa o que cada ministro faça. Quando a decisão for importante, quem manda, só e ilumindado, é o chefe de governo.
Enquanto o chefe não olhar para o Ministério da Cultura, o 1% fica cada vez mais longe. E o chefe, como já se percebeu, não tem olhado para esses lados. Sabemos, por exemplo, que é um desportista. Exibe-o à exaustão. E os ginásios têm 5% de IVA, mas os CDs 21%. É assim que se faz política fiscal. Ou outra qualquer. É assim que se gere o país.
Esperemos que, pelo menos, o 1% da ciência seja real.

Sem comentários: