29 novembro 2008

Cultura, defesa, orçamentos e coisas sobre as quais já não é sequer possível conversar

Nos últimos tempos perguntaram-me várias vezes o que é que eu achava do Ministério da Cultura. Não acho nada. Não há orçamento.

As discussões sobre a importância da Cultura, e a necessidade de ter financiamento público, normalmente vão ter a três becos sem saída: ou se afirma que se investe agora para corrigir o mercado (o que é estúpido), ou se defende que tem sentido financiar património mas não criação (o que é ilógico) ou se justifica que a Cultura merece financiamento porque indirectamente até é muito boa para a economia (o que é passar ao lado da questão, e é perigoso).

E assim, tentanto simultaneamente inovar e seguir a tradição, decidi começar a defender a partir deste momento que o Orçamento da Cultura deve ser equivalente ao da Defesa e devem ter ambas o mesmo nível de investimento do Estado. E porquê? Porque ambas defendem a integridade do território e a sua coesão. Não é óbvio?

Para 2009 o orçamento do Ministério da Defesa representa quase 4% do Orçamento de Estado e o orçamento do Ministério da Cultura fica a baixo dos 0,4%. Temos muito que andar!

4% DO ORÇAMENTO DE ESTADO PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA, JÁ!

E se parece algo louco pedir já os 4%, é preciso não esquecer que o objectivo do governo era chegar ao 1% e conseguiu descer até aos o,3. O que prova que nesta matéria não há lugar para a razoabilidade. Para além disso, eu não sei responder a perguntas do tipo "alimenta-se um e deixa-se o outro morrer à fome, ou ficam os dois subnutridos à espera da ajuda humanitária?" (muito menos num país em que se pagam dívidas de jogo a milionários).

Adenda: aconselho a leitura da Obscena que, no último número, tem um belíssimo dossier sobre o orçamento do Ministério da Cultura.

Sem comentários: