09 abril 2010

Artes cénicas: encontro no Porto para apresentação pública e discussão de iniciativas legislativas

Na segunda-feira vou estar no Porto com a PLATEIA a prestar contas sobre os projectos lei e projecto de resolução para a área das Artes Cénicas que o Bloco de Esquerda já apresentou nesta legislatura, e para a receber contributos relativos ao Anteprojecto para a Criação da Rede de Teatros e Cine-Teatros.

A convocatória enviada pela PLATEIA:



Propostas Legislativas na área das Artes Cénicas

Anteprojecto para a Criação da Rede de Teatros e Cine-Teatros

Apresentação Pública/Debate

Dia 12 de Abril (2ªf), 21h

Teatro Latino

(acesso pela entrada de artistas)


Em resposta ao desafio lançado pela deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins, membro da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, convidamos todos os associados e profissionais das artes cénicas a participar neste debate.


Uma oportunidade de contribuirmos para o que na AR sobre nós se venha a definir.

Abaixo reproduzimos o desafio recebido pela Direcção da PLATEIA.


“No seguimento das sessões públicas sobre política cultural que fizemos por todo o país, o Bloco de Esquerda elaborou um Anteprojecto para a Criação da Rede de Teatros e Cine-Teatros. É nosso objectivo recolher o maior número de críticas e sugestões para depois o transformar em projecto-lei, o que acontecerá na segunda quinzena deste mês.

Para além deste projecto, elaborámos quatro outros projectos-lei directamente relacionados com as artes cénicas: regime protecção social dos profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual, estatuto específico dos bailarinos de bailado clássico e contemporâneo, regime laboral e certificação profissional dos profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual e apoio às artes circenses.

Sendo a Plateia uma organização representativa de profissionais e estruturas do domínio das artes cénicas, os vossos contributos são naturalmente muitos importantes. Venho assim propor-vos a realização de uma reunião aberta para discutir estes diplomas, e outras questões que considerem relevantes.”



projectos lei e outras iniciativas em Cultura e Direitos


Sem comentários: